13.jpg
    ru  
 
   
   
     
 

PERFIL

gEMiDe – Projeto para promover atividades civicas, de imigrantes e naturalizados alemães a travez  de voluntariado.


Na cidade de Hannover, capital do Estado federal de Baixa Saxônia, vivem quase 510.000 pessoas. 75.000 delas tem outra nacionalidade que a alemã. 162 nacionalidades estão representadas en Hannover, o alemã incluido. Imigrantes e habitantes locais se respeitam mutuamente, mas na vida cotidiana so tem pontos de contacto coma  música ou eventos culturais. Representantes dos diferentes grupos imigrantes tem construído boas organizações nas suas própias minorias étnicas, fato que pode ser visto no maiores grupos também em público. Mas a comunicação na vida quotidiana entre migrantes e habitantes locais está ocurrendo principalmente em nivel empresarial. Na vida privada, toda a gente está hospedada no seu própio ambiente.

A gestora do projeto, senhora Hülya Feise, fundou gEMiDe da base da iniciativa de mulheres “Rostro sorrinte”. Esta iniciativa realizou-se em 1999 com o soporte do “Referat für interkulturelle Angelegenheiten” (Departamento de Assuntos interculturais da cidade de Hanover). Nos proximos anos a senhora Feise construiu gEMiDe sistematicamente num trabalho  voluntario. O gEMiDe está formando uma interface  entre emigrantes que são interessados em apresentar e indigentes, pessoas sozinhas ou alemães interessados.  O gEMiDe combina o contato entre emigrantes voluntarios com organizacões ou pessoas que buscam ajuda voluntária. As atividades principais executadas pelos voluntarios é ajudar os jovens, e fomentar o esporte.
Alguns emigrantes voluntarios estão vendo pela primeira vez o fato, que por exemplo uma casa alemã nao esta parecendo muito diferente do que a sua própia. Eles gostam do fato a não ser vistos como ”estrangeiros” na primera vista, mas mais como un ser humano que está fazendo algo significativo.

“Desde que estou vivendo na Alemanha, eu sempre foi vista como uma turca. Eu sempre obter preguntas sobre a situação no meu país. Mas uma vez que estou trabalhando como profesora voluntária recivo outras perguntas. Agora a minha pessõa e o conteúdo do meu trabalho constitui o foco de atenção: “O que pensa você sobre o trabalho com os analfabetos? ou Por que você se tornar numa narradora de contos?” (Naciye K., colaboradora voluntaria de “gEMiDe”).

O alvo básico do projeto gEMiDE é a estimulação da disponibilidade à integração mútua, da capacidade individual e da mútua aceitação entre alemaes e migrantes. O trabalho voluntário, que è feito po gEMiDe tem um duplo efeito posítivo: Beneficia à sociedade e ajuda aos imigrantes a entrar em contato com a sociedade em que vivem. Eles estão qualificados para se comunicar uns com os outros e com famílias alemãs e individuos no mesmo nivel.
“Tenho 13 anos e agora visito o 7º grau.
Às vezes eu estou procurando depois crianças quando as mães  tem que ir de pais ou nas tardes têm importantes sessões. Eu gosto de gastar o meu tempo com os filhos porque eles gostam de mim. Quando eu estava no 5º grau eu tinha de mudar para outra escola porque eu tinha tão mau graus. Eu sempre senti mal nesse momento porque eu tinha problemas na escola. Eu tambên achava que os outros caras me desgustabam. Eles tentaram provocar-me, porque eu não estava vestindo roupa de marca. Agora eu sou a melhor aluna da minha classe. Eu tenho aprendido: “Voce pode ser o que voce seja. Voce apenas tem que ser bom e inteligente.” (Aysegül T., colaboradora voluntaria de gEMiDe).

Neste momento gEMiDe tem 97 voluntários masculinos e femeninos, principalmente da Asia Menor e do Medío-Oriente, por exemplo: da Turquía, e os outros estados adjacentes como Iraque, o Irã, a Georgia, etc. Desde 2003 duas vezes numa semana, há também um curso de alemão ofererecido pelo “Volkshochschule Hannover” especialmente feito para os requisitos dos voluntários.

Os individuos, as familias e as pessoas discapacitadas se beneficiam das visitas e os compromisos dos trabalhadores voluntarios. O projeto foi costroem do Janeiro de 2000 até o Junho de 2001 pela senhora Hülya Feise voluntariamente. O gEMIDe trabalhou com o dinheiro de taxa de 01.07.2001 – 31.12.2001 Desde 01.01.2002 é fornecido um lugar de meio período do gerente (pela cidade de Hannover). O sustentador do projeto è o BTEU (Bund Türkisch Europäischer Unternehmer / Associção de Empregadores Turcos Europeos).


LOGO.jpg
gEMiDe
Tel: 0511-2135363
Fax: 0049-5117853769

E-Mail: huelyafeise@hotmail.com,

info@gemide.org
 
     
 
 
designed by Reklame-Haus.de Stadt Hannover